Pe. Paul Schweitzer dá palestra no IME da USP

Jesuíta vai apresentar aspectos da ciência que podem admitir uma dimensão religiosa

 

O padre jesuíta Paul Schweitzer (foto), professor da PUC-Rio, vai participar nesta sexta-feira, dia 17 de agosto, de um colóquio no Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Com o tema “Fé, Ciência e Matemática”, Schweitzer vai apresentar vários aspectos da matemática e da física que podem admitir uma dimensão religiosa.

Além disso, o jesuíta vai abordar outras analogias entre matemática e teologia, como a interface das ciências com a Bíblia e a religião, a prova da existência de Deus elaborada por Gödel usando a lógica modal e o simbolismo matemático e religioso de dois quadros de Salvador Dali. Todas as colocações são extraídas de um capítulo do livro Teaching the Tradition (Oxford Univ. Press, 2012), escrito pelo próprio Schweitzer.

O debate será realizado no Auditório Antônio Gilioli, no Bloco A do Instituto de Matemática e Estatística da USP, a partir das 16 horas. O IME fica localizado na Rua do Matão, 1010, na Cidade Universitária, em São Paulo. Mais informações pelo site do IME e pelo telefone (11) 3091-6136.