Atleta de universidade jesuíta conquista o bronze em Londres

Jackeline Rentería entrou para a história do esporte colombiano com duas medalhas em Jogos Olímpicos na luta Greco Romana

 

foto

A colombiana Jackeline Rentería (de amarelo) ganhou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres na categoria até 55kg da Luta Greco Romana. Ela venceu a ucraniana Tetyana Lazareva por 3 a 1 e assegurou a sua segunda medalha olímpica. Jackeline, que é atleta da Universidade Jesuíta Pontifícia Javeriana de Cali, na Colômbia, já havia conquistado o bronze nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, na mesma modalidade.

Com o novo feito, a atleta, que cursa Direito em Cali, foi a primeira colombiana a ganhar duas medalhas olímpicas na história do país.  A página oficial do Comitê Olímpico da Colômbia traz a seguinte mensagem de congratulação à atleta: “Rentería fez novamente história em sua segunda participação nos Jogos Olímpicos ao conseguir pela segunda vez consecutiva a medalha de bronze na Luta Greco Romana. Com isso, se converteu na sexta medalhista da Colômbia em Londres 2012. Além disso, escreveu seu nome como uma lenda olímpica junto com Helmut Bellingrodt, como os únicos atletas colombianos a obter duas medalhas olímpicas para seu país”. Helmut Bellingrodt ganhou duas medalhas de prata no Tiro de 10 metros nos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique-ALE, e em Los Angeles-EUA, em 1984.

Jackeline Rentería ainda conquistou a medalha de ouro nos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro, em 2007, foi bi campeã Sulamericana em 2006 e 2007 e campeã dos Jogos Centro Americanos de 2010, em Mayagüez, no Caribe.

Fonte: Jesuítas Colômbia