Evento no Colégio Diocesano mostra cultura japonesa

Mangakaru, promovido pelo Cento de Cultura Nipônica no Piauí, reuniu praticantes do cosplay

fotoUm evento diferente teve lugar no primeiro final de semana no Colégio Diocesano: a Mangakaru, Feira de Anime e Mangá promovida pelo Centro de Cultura Nipônica no Piauí. Podia-se ver alguns dos personagens mais conhecidos passeando livremente pelos espaços do Colégio. Eram fãs de criaturas animadas que encarnaram o figurino e perfil de seus ídolos, transformando-se em Cosplay. Cosplay, de origem em países asiáticos, trata-se de pessoas que se fantasiam dos seus personagens preferidos e desenvolvem uma performance para o convencimento dos observadores.

O evento também contou com o Haikai, que é uma forma de poesia concisa e objetiva vinda do Japão. O professor Natham Sousa, responsável pela mostra, ensinou como é possível dizer tanto em apenas três linhas de texto.

 
A apresentação da cultura japonesa mostrou além dos traços bem característicos dos animes, a exposição e venda de camisetas e assessórios que ajudam a compor o visual de quem curte mangá, karaokês, pista para dança e shows. “De zero a dez, posso dizer que a Mangakaru foi nove”. Pontua Thiago Henrique, principal organizador do evento, que acrescenta “foram somente alguns imprevistos que não deixaram fechar com dez, mas no geral foi tudo excelente”.