Padre Lombardi destaca tradição jesuíta na educação

Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé fala da importância da educação e da missão da Companhia de Jesus

A missão da Companhia de Jesus como “serviço à fé”. Esta foi à essência do pronunciamento do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, no Colóquio Internacional sobre a Educação Jesuíta Secundária, em andamento em Boston, nos Estados Unidos. O pronunciamento do padre dá-se no dia em que a Igreja celebra Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus.

“Servir à fé: uma missão que se enriqueceu no tempo com novas conotações, como a necessidade de combater a secularização no mundo ocidental e de promover a justiça do Reino anunciado por Cristo”. Assim, padre Lombardi aborda o tema da missão da Companhia de Jesus, que é naturalmente parte da missão da Igreja.

O sacerdote recordou as principais perspectivas indicadas pelo Papa Bento XVI, partindo da nova evangelização, à qual é dedicado o próximo Sínodo dos Bispos, programado para outubro deste ano no Vaticano, e o Ano da Fé, para voltar a anunciar o Evangelho num mundo que não o reconhece mais ou não o conheceu ainda.

Bento XVI, prossegue padre Lombardi, “fala de emergência educacional e sobre a necessidade de formar as novas gerações com um sadio equilíbrio entre liberdade e disciplina. Ademais, a educação representa a arma necessária para superar o ceticismo e o relativismo imperante em nossa cultura”.

Uma cultura fortemente interrogada pela relação entre Fé e Razão: amigas e aliadas, não adversárias, desde que a razão reconheça a necessidade da fé e não perca o sentido dos limites do homem, destacou padre Lombardi.

Por fim, padre Lombardi destacou a tradição educacional da Companhia de Jesus, com uma atenção a lançar-se no futuro da comunicação digital: um instrumento que não deve ser rejeitado, mas que se deve conhecer e valorizar, reduzindo os riscos, o primeiro deles, o de confundir a mera conexão com a comunhão, a amizade verdadeira e a difusa solidariedade.

Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=286958