Aplicativo desenvolvido pela Unicap para combater fake news é premiado pelo Google

O app “Verifica.Aí” foi um dos contemplados pelo Desafio de Inovação do Google News Initiave

O aplicativo “Verifica.AÍ”, desenvolvido no curso de mestrado Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), foi um dos premiados do Desafio de Inovação do Google News Initiave (GNI) na América Latina, no dia 11 de novembro.

Parceria da Unicap com o Sistema Jornal do Comércio e Comunicação, o projeto foi desenvolvido pelos professores Dario Brito e Anthony Lins e pela aluna do mestrado de Indústrias Criativas, Alice Souza. Mais um aliado na luta contra a propagação de notícias falsas, as conhecidas fake news, o aplicativo ficou entre os 30 vencedores da premiação, que contou com a participação de mais de 300 empreendimentos de toda a América Latina.

A iniciativa, já disponível nos sistemas Android e iOS, foi desenvolvida durante as eleições presidenciais no Brasil, em 2018, para combater a onda de falsas notícias. A ferramenta é bem simples e de fácil manuseio: basta selecionar a informação que deseja, colar o link na área destinada e clicar no botão “verificar”. Em poucos segundos é possível obter a comprovação da veracidade da notícia.

“Não vamos checar discursos, nem adentrar muito nas questões de conceitos. Queremos apenas pegar os parâmetros básicos de verificação e automatizá-los para fazer com que as pessoas consigam identificar facilmente se uma notícia é falsa ou não e, assim, acender um alerta antes que compartilhem o link da notícia. Com isso, esperamos dar autonomia para que possam tirar suas próprias conclusões sobre uma determinada notícia, e ao mesmo tempo, a gente consegue abrir um leque de possibilidades e produtos para o jornalismo. A nossa ideia é otimizar ainda mais o protótipo desenvolvido durante o mestrado da Católica”, explicou Alice Souza.

O sistema será remodelado para utilização nos próximos processos eleitorais e comunicacionais e passará a se chamar “Confere.AÍ”.

“O Confere.AI é uma ferramenta que tenta diminuir os efeitos nocivos do ecossistema da desinformação. Isso porque o fenômeno popularmente conhecido como fake news é somente uma parte desse ecossistema e, nesse sentido, o Confere.AI traz duas contribuições importantes para o bom jornalismo. A primeira delas é a automatização da checagem de fatos, pois a disseminação de mentiras quase sempre segue numa velocidade incompatível com a possibilidade humana de checagem em tempo real. A segunda é a educação para uma relação mais crítica com a leitura dos conteúdos que recebemos. Se essa educação se disseminar e for cultivada no nosso dia a dia, ficará mais difícil espalhar mentiras”, explicou o professor Dario Brito.

 

Fonte: Boletim Unicap (Recife/PE)